Fotos e Vídeos

“Mesmo olhar sobre diferentes lugares” está em exposição na FCL

O trabalho de Fabiano Melo consiste na transposição de pontos peculiares, bucólicos ou urbanos numa composição de cores, sombras e luzes, através de óleos sobre tela e aquarelas

O artista plástico Fabiano de Melo abriu sua exposição “Mesmo olhar sobre diferentes lugares” nesta segunda-feira (5) na Fundação Cultural de Lages (FCL). As obras do artista ficam à disposição do público até o dia 30 de setembro. O trabalho de Fabiano consiste na transposição de pontos peculiares, bucólicos ou urbanos numa composição de cores, sombras e luzes, através de óleos sobre tela e aquarelas.

As obras partem do pressuposto de que qualquer mudança na composição, na cor, na luz, na sombra e no aspecto do objeto em observação interfere no ponto de vista do observador ou pintor. “Sendo assim, não há verdade única sem questionar a ambiguidade de cada lugar e sua história”, diz Fabiano.

A exposição é composta de algumas obras que representam a visão do artista em pinturas que retratam peculiaridades que podem passar despercebidas a olhos distraídos. E, embora tenham basicamente o mesmo aspecto e foco, as composições são de lugares completamente diversos, como Lages, Londres e Oxford.

 

Sobre o artista

Artista plástico e músico autodidata, nascido em 1974, em São Paulo, iniciou suas atividades artísticas ainda na infância quando se transferiu para Lages. Cursou a faculdade de jornalismo na Unisul, de Tubarão, de 1995 a 1999, período em que desenvolveu diversos trabalhos de charges, cartoons, ilustrações e storyboards para produtoras e jornais da região.

De 1999 a 2001, trabalhou no British Museum, no Imperial Museum e no Victoria & Albert Museum, em Londres-UK, fase de grande aperfeiçoamento com o estudo de obras dos grandes mestres em diversos museus e galerias, bem como com a observação e pintura da arquitetura e paisagens britânicas.Durante todo esse tempo expressou seus interesses e aprendizados por meio de diversos materiais e estilos, desde os cartoons com temas surreais até seu atual aprimoramento artístico.