Fotos e Vídeos

Prefeitura busca apoio do Sindicont para o Natal Felicidade

“O Natal Felicidade não é da prefeitura e sim de cada cidadão lageano. Contribui muito para a movimentação econômica do município, sendo a data mais aguardada pelo comércio. Estamos correndo para conquistar mais parceiros.” Elizeu Mattos

Faltando exatamente 70 dias para Lages começar a viver momentos de pura magia com a programação do Natal Felicidade deste ano, a equipe da prefeitura, através da Secretaria de Turismo conversa com os mais variados segmentos da economia local para agregar parcerias ao evento. Na manhã desta quinta-feira (22) o grupo se reuniu com associados do Sindicato dos Contabilistas da Serra Catarinense (Sindicont).

O encontro aconteceu na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages (CDL), entidade que também é parceira do evento. A intenção é, com a parceria do sindicato, que as empresas que apresentam lucro real possam contribuir para a viabilização do evento, com a dedução do imposto de renda devido junto à lei de incentivo fiscal a projetos culturais, a Lei Rouanet.

O Natal Felicidade é um projeto incentivado pelo Ministério da Cultura, ou seja, permite a dedução integral (100%) do Imposto de Renda devido, sendo 4% do Imposto Anual em relação a pessoas jurídicas, somente empresas apuradas pelo lucro real, e 6% do imposto apurado no ajuste anual para pessoas físicas com declaração completa. O prefeito Elizeu Mattos acompanhou a explanação e destaca a importância dessa parceria. “O Natal Felicidade não é da prefeitura e sim de cada cidadão lageano. Contribui muito para a movimentação econômica do município, sendo a data mais aguardada pelo comércio. Estamos correndo para conquistar mais parceiros e mais uma vez fazer um evento grandioso”, diz.

Com os preparativos para sua quarta edição, o Natal Felicidade é reconhecido como o melhor evento natalino de Santa Catarina e para o secretário de Turismo, Flávio 
Agustini, o setor público e iniciativa privada precisam trabalhar juntos e é chegado o momento de agregar mais valor e parceiros para o sucesso do evento. “Lages apresenta um potencial turístico muito grande, seja no segmento rural ou no turismo de eventos. Um evento dessa magnitude só dá certo se for absorvido pela comunidade e hoje o Natal Felicidade está consolidado no município, por isso é preciso fomentar o evento e evoluir mais a cada edição”, afirma o secretário.

 

Parcerias agregam valor ao evento

 

O resgate da parceria entre prefeitura e CDL resultou, nos últimos três anos, em um evento grandioso, com o envolvimento integral da entidade. “A CDL procura ser parceira de eventos que visam à sustentabilidade e que atraia visitantes ao município, gerando movimentação significativa na nossa economia. O Natal Felicidade apresenta esses pontos e queremos que essa parceria perdure por muitos anos, junto com a agregação e envolvimento de mais entidades nesse processo”, afirma a presidente da CDL Lages, Rosane Pocai.

O incentivo é um mecanismo em que a União faculta às pessoas físicas ou jurídicas a opção pela aplicação de parcelas do Imposto sobre a Renda, a título de doações ou patrocínios, no apoio direto a projetos culturais ou em contribuições ao Fundo Nacional da Cultura (FNC). O governo federal oferece uma ferramenta para que a sociedade possa decidir como aplicar parte do dinheiro de seus impostos em ações culturais. Assim, o incentivo fiscal estimula a participação da iniciativa privada, do mercado empresarial e dos cidadãos no aporte de recursos para o campo da cultura, diversificando possibilidades de financiamento, ampliando o volume de recursos destinados ao setor, atribuindo a ele mais potência e mais estratégia econômica. O contador é o elo direto com o empresário e os membros do sindicato acenaram positivamente na contribuição do evento. “Assumimos um compromisso com a prefeitura para contribuir com o Natal Felicidade. Vamos acionar as empresas que apresentam lucro real, pelas quais prestamos serviços e conversaremos sobre essa ação importante para o fomento do evento natalino na cidade, com o intuito de somar e ajudar a fazer um Natal Felicidade ainda maior”, garante o presidente do Sindicont, Júlio Cezar Machado.

 

Lages viverá momentos mágicos

 

O Natal Felicidade é um período mágico de grandes espetáculos em Lages. São mais de 120 apresentações culturais com dois mil artistas de teatro, corais, orquestras, musicais e muitas outras manifestações artísticas. Sendo um dos maiores eventos de Natal do Brasil, atrai mais de 400 mil turistas que ficam encantados com a decoração natalina. Totalmente gratuito o evento proporciona vários shows durante 23 dias do mês de dezembro e a comunidade se prepara para receber os visitantes com muita hospitalidade e alegria. Os grandes destaques desta quarta edição do Natal Felicidade serão as apresentações nacionais do grupo Família Lima, que abrirá a programação cultural no dia 1º de dezembro e do Padre Fábio de Mello que subirá ao palco, tradicionalmente instalado no largo da Catedral Diocesana, na noite de 17 de dezembro.

Além disso, Lages será palco das mais tradicionais atrações natalinas como o túnel encantado instalado na rua Nereu Ramos, com mais de 300 metros de extensão e mais de 200 mil lâmpadas de LED; Águas Dançantes no chafariz do calçadão da praça João Costa; Banda  e Casa do Papai Noel; Feira de Produtos Artesanais da Serra Catarinense; apresentações culturais no teatro Marajoara; Magia de Natal com a projeção em três dimensões na fachada da Catedral Diocesana; desfile Parada de Natal dentro do Túnel Encantado; Show Pirotécnico; Presépio Harmônico e muito mais.