Prefeitura e Movimento do Tabor fazem check-list no Morro da Cruz para a Sexta-feira Santa

 Serão 12 horas de circulação em razão das atrações, quando são esperados em torno de 80 mil visitantes a dos cartões postais mais belos da Serra Catarinense

 A três dias da programação da Sexta-feira Santa, um dos maiores eventos religiosos do Sul do Brasil, uma completa verificação estrutural e logística foi realizada no complexo turístico e religioso do Morro da Cruz, bairro Morro Grande, pelos órgãos atrelados a realizar a programação. O prefeito Antonio Ceron, secretários municipais, Hélio Furlan, do Movimento do Tabor, e Polícia Militar (PM), percorreram as dependências do alto do Morro na tarde desta terça-feira (16 de abril) e conferiram o andamento dos serviços em contagem regressiva para proporcionar a milhares de fiéis um dia organizado para fazer suas preces e assistir às celebrações e às encenações da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Ao longo da tarde desta terça-feira, operários da Secretaria do Planejamento e Obras executaram melhorias na estrada de acesso lateral ao Morro da Cruz, com colocação de pedras britadas e compactação, melhorando a via para os veículos de serviços públicos e de transporte de idosos e pessoas com deficiência. Foram desenvolvidos os serviços de pintura de demarcações da Escadaria, corrimãos com recuperação, bancos, capela (santuário), Santa Cruz e das cruzes das 14 estações da Via Crucis; roçadas; limpeza; manutenção e restauração de banheiros públicos; manutenção da iluminação pública e das molduras das 14 estações na Escadaria com conservação dos seus cartazes; limpeza de ruas adjacentes, e pintura de meios-fios, rótulas e faixas de pedestres, de estacionamento e de canteiros centrais. “Estar pessoalmente supervisionando os trabalhos reflete a nossa preocupação em oferecer boas condições de visitação aos peregrinos. É uma data de introspecção, de silêncio e respeito acentuado às orações e religiões. Nosso dever é deixar tudo preparado para receber lageanos que hospedam seus familiares em casa e turistas de outras partes do Estado e até de outras do país para comungar deste momento conosco. Chegamos ao estágio dos ajustes finais e desejamos que todas as famílias façam parte do evento em segurança na antevéspera de Páscoa”, reitera o prefeito Antonio Ceron.

 

Flores lindas para embelezar ainda mais o local

 

Na quinta-feira (18 de abril) será feito o plantio de flores em volta da Santa Cruz após já feito o plantio de grama e demais arborizações. Na capela serão feitos seis arranjos, na base, com margaridas belgas, na mesa de celebração irão begônias roxas, no alto da Escadaria serão colcoadas margaridas amarelas e vermelha, e na subida de acesso dos veículos serão plantadas celósia plumosa, tagetão e begônia flor..

 

Poder Público próximo da comunidade e em respeito a sua fé

 

A prefeitura de Lages está totalmente envolvida com o evento e colabora através dos seguintes aparelhamentos: Montagem de palco, roçada e limpeza dos locais do evento e adjacentes, revitalização de estruturas, recolocação de placas, banheiros fixos e móveis, água encanada, lixeiras, revitalização da estrada de acesso lateral ao Morro, organização de vendedores ambulantes em espaço específico, sonorização e iluminação, material publicitário (folder, entre outros), segurança e organização do trânsito, revisão do sistema de iluminação da Escadaria Frei Silvério, adequação do terreno ao lado da Igreja do Navio para servir como estacionamento, lonas e tendas, logística para transporte de materiais, transporte de pessoas com dificuldade de locomoção, ambulatório médico da Secretaria da Saúde, credenciamento de carros de serviços para circulação no local, montagem dos espaços de vendas, flores para a capela e Memorial Frei Silvério, arquibancadas e estacionamento especial no alto do Morro. Estão vinculadas às atividades no Morro da Cruz as secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Planejamento e Obras, Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), do Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Administração e Fazenda, além da Fundação Cultural de Lages (FCL) e Diretoria de Trânsito (Diretran).

 

Em torno de 150 mil pessoas participantes em nove dias

 

A Semana Santa é realizada entre os dias 14 e 22 de abril, promovida pela Diocese de Lages, Paróquia do Navio, Movimento do Tabor e prefeitura de Lages. Na Sexta-feira Santa, dia 19 de abril, feriado nacional, será o ponto alto das celebrações, com 12 horas de circulação em razão das atrações, quando são esperados em torno de 80 mil visitantes se movimentando na subida e descida dos 513 degraus da Escadaria Frei Silvério, cenário de emoção com agradecimento a graças alcançadas e de pedidos comovidos, e no alto do Morro da Cruz, onde estão a capela e a cruz gigante com 19 metros de altura. A Semana Santa ainda é composta por 45 celebrações em igrejas e nove procissões em pontos diversificados da cidade, totalizando, de Domingo de Ramos até Domingo de Páscoa, 150 mil pessoas participantes.

 

Cemitérios abertos

 

Até domingo (21), os cemitérios públicos Cruz das Almas e Nossa Senhora da Penha estarão abertos entre 8h e 19h direto, e assim como os da área urbana, os cemitérios da região rural do município têm a tradição de receber milhares de visitantes em lembrança aos seus entes queridos, e seguem seu itinerário de costume para visitação. Na Sexta-feira Santa (19), devido à celebração de Recomenda das Almas, da Igreja do Navio ao Cruz das Almas por volta de 20h, este cemitério ficará aberto até por volta de 23h.

 

Texto: Daniele Mendes de Melo / Fotos: Pablo Gomes, Greik Pacheco, Daniele Mendes de Melo e Marcio Machado/Divulgação

 

 

 

Outras informações acesse o site: http://www.lages.sc.gov.br

Prefeitura de Lages