Festa Nacional do Pinhão foi divulgada na Assembleia Legislativa de SC

   Entre os dias 14 e 23 de junho, Lages e a Serra Catarinense entram em clima de alegria com a 31ª Festa Nacional do Pinhão. Para divulgar o evento e convidar os parlamentares a prestigiar a cultura serrana, o deputado estadual Marcius Machado (PL) trouxe até a Assembleia Legislativa a comitiva lageana para o convite oficial ao parlamento nesta quarta-feira (5).

 A rainha Maísa Carolina Pereira, as princesas Victória Gabriela Corrêa Coelho e Vitoria Melo subiram à tribuna para apresentação do evento, acompanhadas do executivo de turismo de Lages, Luis Carlos Pinheiro, representando o prefeito Antonio Ceron.

Entre os principais atrativos deste ano estão o novo local do Recanto do Pinhão, que funcionará na praça do terminal urbano, devido às obras de revitalização do calçadão central da cidade. Outra novidade será a degustação da maior paçoca do mundo, que será feita em uma panela gigante e servida gratuitamente durante o Domingo da Alegria, aos alunos da rede pública municipal de ensino.

O executivo de turismo destacou a diversidade da festa. “Apresentaremos atrações para todos os gostos. A 27º Sapecada da Canção Nativa nos dias 17 e 18 é um dos principais eventos de música tradicionalista da America Latina, o palco principal receberá atrações nacionais”, fala Pinheiro.

Ainda durante a suspensão da sessão, os músicos tradicionalistas Victor Colombo e Paulinho Guazzelli realizaram um show à parte, divulgando a cultura musical serrana no parlamento, com o tema oficial da Festa do Pinhão.

O deputado Marcius destaca a movimentação econômica serrana e a forte gastronomia típica presente no evento. “A Festa do Pinhão possui uma significativa importância para a região, pois é por meio dela que a Serra comemora sua cultura, seus costumes e claro, sua gastronomia. E para quem busca apreciar a culinária, o visitante poderá encontrar cardápios diversificados feitos com pinhão: lasanha pinhão, bombom pinhão, escondidinho pinhão e a tradicional paçoca e entrevero de pinhão”.

 

O que teve início como uma formalidade em plenário, foi finalizado com dança e diversão

No hall de entrada, as realezas divulgaram a festa ao som dos músicos Paulinho e Vitor, eles apresentaram uma série de músicas tradicionalistas o que contagiou não só os parlamentares presentes, mas também os funcionários da Assembleia.

O clima festivo tomou conta, o deputado Marcius convidou a realeza Maísa para dançar, o deputado Volnei Weber (MDB) também entrou no clima e tirou a princesa Vitoria Melo, a festividade encantou e ganhou mais pares de dança.

O repertório contou com o jingle da festa e músicas nativistas como: Eu sou do sul, Adeus Mariana, Castelhana, É disso que o velho gosta e outros sucessos gauchescos.

A Festa do Pinhão acontece anualmente no Parque de Exposições Conta Dinheiro e recebe pessoas de todo o Brasil. São prestigiados artistas que passam pelo palco nacional, palco nativista e backstage apresentando o melhor do rock, pop, sertanejo, reggae, MPB, samba, pagode, funk e eletrônico.

Fonte: http://portal.revistavisao.com.br

Texto: Mirella Guedes - Foto: Rodolfo Espínola / Agência AL