Exposição do 1º Batalhão Ferroviário no Lages Garden Shopping

 

 Com mais de 160 anos de história, o 1º Batalhão Ferroviário (1º BFv) de Lages, está com uma exposição alusiva a Semana da Pátria, no Lages Garden Shopping. O espaço montado na praça de alimentação está aberto ao público no horário de funcionamento do shopping e segue até domingo (8). No sábado (7), às 17 horas e no domingo, às 14 horas haverá apresentação da Banda do Batalhão.

No local, além da amostra de material militar e do Museu Ferroviário, há atividades lúdicas para as crianças, como oficinas de pintura facial, pintura em papel. O ponto alto da diversão fica por conta da leitura da revista infantil Recrutinha, que desperta a atenção da criançada, segundo o capitão Donizete Luiz Bianchini, responsável pela comunicação social do 1º Batalhão Ferroviário 

A exposição tem como objetivo integrar, principalmente as crianças, levar um pouco mais sobre a história do Batalhão, que se mantém viva por meio de um rico acervo de documentos, fotos e objetos. Os objetos remetem a uma época em que se percorria pampas e serras levando o som do apito da Maria Fumaça, que anunciava o progresso nos mais rincões do Sul do Brasil.

Essa preservação histórica não cultiva só os antepassados, mas também auxilia na formação de jovens e de crianças, mostrando a necessidade de se preservar e conservar os patrimônios públicos de uso comum.

164 anos de história

O 1º Batalhão Ferroviário iniciou como Batalhão de Engenheiros em 1855, ainda no Império. No dia 24 de abril de 1889, na cidade de Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul (RS), o Batalhão teve a sua primeira sede, quando recebeu a denominação de 2º Batalhão de Engenharia, e seu primeiro comandante, o tenente-coronel Antônio Alves Pereira Salgado.

Nesses 164 anos de história e conquistas, possui um acervo de obras de engenharia que permitiram desenvolver a Região Sul por trilhos e, mais recentemente, lançando-se na construção de rodovias, aeroportos, portos e obras de arte de engenharia, como pontes e viadutos.

Em Lages desde março de 1971, sendo essa cidade a que permaneceu como sede por mais tempo, o 1º Batalhão participa da vida cotidiana da cidade e da Serra Catarinense. Além do acervo museológico existente no espaço cultural, há também uma filmoteca com películas que mostram a época de ouro das ferrovias no País.

Por: Patrícia Vieira / clmais.com.br

Foto: Patrícia Vieira